Jogo Acessibilidade

imagem plana do tabuleiro

O Jogo da Acessibilidade que tem como objetivo ensinar os conceitos de acessibilidade digital de uma maneira simples e lúdica, com lições que vão desde o primeiro contato com o tema até os principais erros cometidos na construção de um portal.

Aspectos principais e dinâmica do Jogo
O jogo demonstra como convencer a chefia e as demais pessoas da equipe a aderir ao projeto e mostrando erros comuns, como os scripts funcionando apenas com o mouse e o leiaute em tabelas.

No tabuleiro, uma casa denominada “Craptcha” testa conhecimentos específicos e obriga o jogador a ficar nelas até a solução do problema, assim como num captcha comum, que não é acessível para pessoas com deficiência visual.

Em 2013 fiz um post sobre a origem do jogo.

O jogo de acessibilidade no mundo analógico e digital

O jogo já foi mestrado em diversos treinamentos, apresentações e até no corredor na SLTI. Há, no mínimo, três tabuleiros de chão: um no CEWEB – CGI.Br em São Paulo, um no Ministério do Planejamento, no DGE e o mais novo, com outro leiaute de 90x200cm impresso por mim. Existem outros no tamanho A3, impressos em lona ou papel que eram distribuídos em eventos para amigos e interessados. Se tiverem fotos de pessoas jogando me enviem com dados do dia, local e evento.

Alguns lugares onde o Jogo foi mestrado:

Em 2015 o jogo ganhou uma versão menor e eletrônica para apresentação em eventos. Essa versão, feita inicialmente para a REATECH 2015 ganhou o Prêmio de inovação Colunistas Brasília 2015.

.

Notícias e resenhas sobre o jogo

Onde conseguir o Jogo

Caso tenha interesse no jogo, ele está em licença Creative Commons (atribuição, compartilhado com a mesma licença, não comercial) e pode ser encontrado tanto no site do Governo Eletrônico quanto na minha conta do GitHub.

Ainda penso em fazer uma versão derivada como app para ser jogado em celulares. Se tiverem dúvidas, comentários, histórias ou apenas bater um papo sobre o jogo, podem entrar em contato comigo.