Hackaton – Camara dos deputados.

Cheguei em casa depois do trabalho. Tinha um tempinho antes do Krav-magá, dava para fazer um lanche, cuidar da Mila e ver um pouco de TV. Coloquei na Camara dos deputados. Estava dando o especial do Hackaton da Camara dos Deputados (o vídeo pode ser no site da Tv Câmara). Sentei e comecei a assistir. Foram selecionadas 27 sugestões de aplicativos para aumentar a transparência na divulgação do trabalho parlamentar. O vídeo cobre a fase final entre 29 de outubro e 1º de novembro.

Diversas pessoas sentadas a mesas, desenvolvendo seus aplicativos.

APPs e sites utilizando dados abertos pelo governo são uma onda que vem de algum tempo. Elas produzem em um tempo muito menor (e com um custo igualmente pequeno), aplicativos e serviçs que poderiam, deveriam ser abraçados pelos governos e adotados pelos cidadãos.

O problema é, como tudo que se relaciona a governo e tecnologia. Isso costuma ficar preso ao conhecimento de um pequeno grupo. Outro ponto que vejo é que depois do Hackaton, não há um depois. Como o órgão, governo, município, incorpora essa nova forma de trabalho a seu arcabouço de conhecimento. Ou, o que é pior, as vezes deixa de fornecer os dados, matando a aplicação pela falta de fornecimento de dados continuamente atualizados.

Não encontrei uma lista completa dos projetos selecionados, mas passo a lista dos vencedores. Todos eles merecem receber apoio e ter seus projetos continuados.

  1. Meu Congresso nacional: O site tem como público alvo tanto a população em geral, que queira acompanhar mais de perto o mandato dos parlamentares, como órgãos de controle e fiscalização, que podem utilizar o mesmo como uma ferramenta de apoio na detecção de irregularidades.
  2. Monitora Brasil! – app para celulares que possibilita o acompanhamento da assiduidade dos deputados e dos projetos propostos, organiza rankings, lista de twitters e outras informações relativas ao mandato.
  3. Deliberatório – é um jogo de cartas que simula o processo de discussão e deliberação das proposições na Câmara dos Deputados. Ao contrário dos outros projetos, é um jogo em papel. Muito interessante e poderia servir para mostrar para estudantes, por exemplo, como funciona nosso processo legislativo.

Atualização: Achei uma notícia no site da Câmara: Divulgados os vencedores do Hackathon, a maratona hacker promovida pela Câmara, onde esta acena com a possibilidade de incorporação dos aplicativos.