Gestão de tempo para pessoas criativas

lapis amarelos e pretos simulando um relógio
Imagem licenciada istockphoto para o livro Time Management for Creative People

Eu ando super-hiper-atarefada. Já ouviu isso? Antigamente, ainda em Porto Alegre, eu tinha um esquema de urgente-importante, urgente-urgente, não urgente mas importante e não urgente e não importante (geralmente urgente-urgente para os malucos de para-quedas). A partir dessa classificação eu realizava todas as demandas.

Mas em algum momento da minha vida – não sei qual, gurias, novo emprego, nova cidade – eu perdi esse foco. Comecei a procrastinar, enrolar e apenas reagir as demandas que me eram feitas – que não são poucas. Para o trabalho importante, sobra pouco tempo e as desculpas começaram a aumentar.

Comecei a desgostar cada vez mais do meu trabalho. Não dá para continuar dessa forma. Então, puxei da estante um livreto que eu tinha impresso há muito tempo.

Time Management for Creative People – Gestão de tempo para pessoas criativas, é um livro eletrônico gratuito que vale a leitura de cada uma das suas 32 páginas. Ele dá dicas básicas para a organização do tempo, de como priorizar o trabalho criativo, fugir da montanha russa dos loucos de para-quedas, não esquentar com picuinhas e não perder compromissos importantes.

Foi uma boa (e muito útil) leitura e uma refrescada a itens da vida que eu vinha deixando de lado.

Sumário

  1. Why you need to be organised to be creative
  2. Prioritise work that is ‘important but not urgent’
  3. Ring-fence your most creative time
  4. Avoid the ‘Sisyphus effect’ of endless to-do lists
  5. Get things done by putting them off till tomorrow
  6. Get things off your mind
  7. Review your commitments
  8. Resources to help you get things done
  9. If you found this e-book helpful…
  10. The author and publisher

Recomendo a leitura, afinal o livro é de graça e são apenas 32 páginas 😉